29 de novembro de 2012

Pão de Semolina Italiano


Todo dia é dia de pão e se for caseiro ainda melhor! Este bonitão é uma sugestão que retirei do livro Artisan Bread in 5 Minutes a Day. Fiz apenas meia receita como de costume. Se sua família é grande faça a receita completa.

Pode ser feito no formato que você desejar. Eu fiz em forma de bola com um corte de cruz no centro. O paladar fica por conta da semolina e das sementes de gergelim. Como podem notar não usei as sementes de gergelim, porque não tinha em casa. 

O pão leva uma camada de maisena misturada com água que deixa o pão com uma coloração esbranquiçada. Eu utilizei, mas não obtive um resultado perfeito, pois quase não se nota.  Mesmo assim o pão ficou saboroso e foi aprovado por todos.


Rendimento: 4 pães de 500 g. Pode ser dobrada ou divida.

xícara medidora: 240 ml

Ingredientes:

3 xícaras de água morna
1 1/2 colher sopa de fermento biológico granulado (2 pacotes de 7 g)
1 1/2 colher sopa de kosher salt ou outro sal grosso
3 xícaras de semolina
3 1/4 xícaras de farinha de trigo comum
1 a 2 colheres chá de sementes de gergelim para salpicar o pão (não usei)
Farinha de milho para polvilhar
Pasta de maisena (ver instruções abaixo)


Pasta de Maisena:

Usando um garfo, misturar 1/2 colher chá de maisena com uma pequena quantidade de água, a fim de formar uma pasta. Adicionar 1/2 xícara de água e misturar com o garfo. Aquecer a mistura no microondas ou ferver por cerca de 30 a 60 segundos. A misturar pode ser guardada no refrigerador por até 2 semanas. Descartar caso apresentar um cheiro diferente.


Modo de Preparar:

Colocar o fermento e o sal  na água morna em uma vasilha plástica grande, que tenha uma tampa simples, sem ser hemética.

Misturar as farinhas, sem sovar, com uma colher. Certificar-se de que não fique nenhum grumo seco de farinha. Caso seja necessário, acabar de misturar os ingredientes com as mãos.

Cobrir a vasilha e deixar a massa repousar por cerca de duas horas em temperatura ambiente ou até dobrar de tamanho.

A massa pode ser usada imediatamente após o crescimento inicial, mas é mais fácil de ser moldada se estiver fria. Refrigerar a massa com a vasilha tampada. Se não quiser utilizar em seguida, pode guardar por até 14 dias.

Modelar os pães no formato desejado, polvilhando um pouco de farinha, mas manuseando o mínimo de tempo possível para evitar perder as bolhas de ar formadas pela fermentação. Confira no vídeo a maneira de moldar os pães. Colocar os pães moldados num tabuleiro polvilhado com farinha de milho. Deixar descansando por cerca de 40 minutos. Não precisa cobrir.

Vinte minutos antes de assar, ligar o forno e pré-aquecer a 232ºC (450ºF). Colocar uma vasilha com água dentro do forno para criar vapor enquanto o pão é assado.

Aplicar a pasta de maisena na superfície dos pães, salpicar com as sementes de gergelim e fazer cortes em sentido diagonal com uma faca de serra.

Assar de 30 a 35 minutos ou até que os pães apresentem uma casca grossa, firme e douradinha. Esfriar os pães sobre uma grade.

5 comentários:

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Este pão deve ser muito gostoso!
Beijos e ótimo final de semana para você!
CamomilaRosa

Claudia Lima disse...

Camomila Rosa é muito gostoso sim!
Bjs :)

ameixa seca disse...

Ficou lindão :) Artisan Bread é super bom!

Anônimo disse...

Sempre que faço esse tipo de pão(massa sem sovar), meu pão fica massudo, meio que batumado. A casca fica crocante, dourada, mas o miolo fica estranho. Fiz essa receita e ficou a mesma coisa....alguém sabe dizer onde estou errando?

Claudia Lima disse...

Alessandro infeliamente não sei dizer qual é o problema. Para mim, em geral, dá certinho.
O meu forno é elétrico e não sei dizer se isto também faz diferença.
Convém ler bem a receita antes de executar e deixar o pão no forno tempo sufifente para que esteja adequadamente assado.
Uma vez me enganei no tempo e o pão ficou meio cru por dentro. Acontece.
Obrigada pela visita e boa sorte :)