10 de junho de 2011

Mini Brioches no Alquimia de Ingredientes


Sempre ouvi falar de Brioche, mas acho que nunca havia provado. Resolvi remediar este probleminha fazendo esta receita do livro Artisan Bread in Five Minutes a Day, o qual comprei há certo tempo atrás.

Para ser honesta achei o paladar um pouco rico demais para o meu gosto. Se eu fizer de novo, acho que terei que diminuir um pouco a quantidade de manteiga, se isto não for um pecado mortal.

Você pode fazer os pães no formato que desejar. Eu optei fazer no formato mini, utilizando uma forma comum de muffins, revestida de teflon. Se você não tiver uma forma destas é melhor comprar uma antes de se aventurar com a receita, pois a massa gruda nas formas comuns.

Com esta sugestão, aproveito para participar do passatempo da Ana, do Eu Mulher, o Alquimia de Ingredientes. Esta semana os ingredientes que devem entrar na receita são massa folhada ou mel. Eu escolhi o mel. Venha participar também!


Rendimento: 4 pães de 500 g. A receita pode ser dobrada ou dividida.

Fiz meia receita e obtive 24 mini brioches.


Ingredientes:

1 1/2 xícara de água morna
1 1/2 colher sopa de fermento biológico granulado (2 pacotes de 7 g)
1 1/2 colher sopa de kosher salt ou sal grosso
8 ovos ligeiramente batidos
1/2 xícara de mel
1 1/2 xícara (3 tabletes de 100 g) de manteiga derretida
7 1/2 xícaras de farinha de trigo comum
1 ovo ligeiramente batido com 1 colher sopa de água para pincelar


Modo de Preparar:

Numa vasilha grande, que possua tampa, sem ser hermética, misturar o fermento, o sal, os ovos, o mel e a manteiga derretida com a água. Acrescentar a farinha e misturar sem sovar com a ajuda de uma colher grande. A massa ficará molenga.

Cobrir a vasilha com um pano de cozinha limpo e deixar a massa descansar em temperatura ambiente por cerca de 2 horas. Depois deste tempo cobrir a vasilha com a tampa e levar para gelar.

Quando a massa estiver gelada, moldar o pão a gosto, polvilhando de leve com farinha ou colocar em forminhas de muffin untadas com manteiga, preenchendo cerca de 3/4 do espaço. Deixar descansar por 1 hora e 20 minutos.

Pincelar o pão levemente com a mistura de ovo e água e levar para assar em forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) até que esteja douradinho. Deixar esfriar antes de servir.


Nota:
Depois de gelada a massa pode permanecer na geladeira por até 5 dias. Depois deste tempo, congelar em porções de 500 g por até 1 mes. Para descongelar, colocar na geladeira por 24 horas antes de utilizar. Obedecer o processo de crescimento da massa e assar como descrito acima.

Nenhum comentário: