17 de janeiro de 2008

Bolo de Côco


Eu adoro bolos! Se há algum tempo atrás alguém me perguntasse meu nome eu tinha que dizer: Bolo. A minha grande libertação se deu quando descobri o adoçante Splenda (Sucralose).

Passei a testar receitas de bolos e sobremesas e fiquei contente com os resultados que obtive. A grande maioria das receitas funcionam bem. Os bolos, em geral, ficam um pouco menores, devido a ausência do açúcar, mas para mim não é problema, pois gosto que acabem logo. Assim já fico pensando no próximo, hehehe...

Eu me preocupo em desenvolver receitas com adoçante, pois já fui gorda e não quero engordar de novo. E como não dispenso uma sobremesa gostosa, fico mais tranqüila, sabendo que vou engerir um alimento que não vai me comprometer tanto.

Como sabemos, adoçantes artificiais não são bons para a saúde, portanto aconselho a todos a usá-los com moderação. E quem prefere usar açúcar, esteja a vontade, be my guest!

Este bolinho da receita é bem básico, apenas para o lanche com um gostoso café fresco ou chá. Fica super fofinho. É um dos meus favoritos justamente por sua simplicidade.

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar (uso 2/3 xícara) OU 4 colheres (sopa) de adoçante Splenda (Sucralose)
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 ovo ligeiramente batido
4 colheres sopa de manteiga comum OU light derretida
1 colher (chá) de essência de côco
1 xícara de leite de côco comum OU light


Modo de Preparar:

Colocar todos os ingredientes secos numa vasilha e misturar bem. Adicionar os ingredientes úmidos um de cada vez e ir misturando, sendo por último o leite de côco. Levar para assar em forma untada e enfarinhada, em forno pré-aquecido, a 190ºC (375ºF), por 30 minutos ou até ficar bem dourado.


Nota:No caso de quem preferir fazer a receita com adoçante e utilizar outro adoçante que não seja Splenda, certifique-se antes se o forno deve estar frio ou se pode ser pré-aquecido. Com o adoçante Splenda o forno pode ser pré-aquecido. Este cuidado é importante para garantir que o bolo cresça adequadamente.


Um comentário:

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Parece facil mesmo a receitinha, e eu adoro tudo que vai coco... Vou testa-la.
Adoro seu blog, sempre passo por aqui pra ver as dicas e idéias. Parabéns! bj, Anita